sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os Amores Divinos: Dafne



Eros, deus do amor, e Apolo, deus da música e da poesia, tiveram uma briga quando Apolo duvidou da pontaria de Eros. Eros vingou-se de Apolo, fazendo com que este se apaixonasse por Dafne , uma bela ninfa que, segundo a lenda, era filha do rio Ladão. Apolo perseguiu a ninfa e ela correu rumo às montanhas. O deus estava para alcançá-la, quando ela pediu ao pai que a transformasse numa outra coisa, para ajudá-la a escapar: Dafne foi transformada num loureiro, bem na hora que Apolo a alcançou. Sua castidade foi preservada e, desde então, o loureiro é a árvore sagrada de Apolo.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Adônis



Adônis era filho do rei assírio Téia e sua filha Mirra. Os deuses transformaram Mirra na planta que leva seu nome, para protegê-la dos castigos decorrentes de ter dormido com seu pai. Adônis nasceu dessa árvore. Assim que o viu, Afrodite apaixonou-se por ele e decidiu que o rapaz seria seu amante. Ela o deu para que fosse guardado por Perséfone, mas esta também se apaixonou e não quis devolvê-lo a Afrodite. Zeus interveio, ordenando que que o rapaz passasse um terço do ano com Afrodite, outro terço com Perséfone, e pediu que ele escolhesse com que deusa iria passar o tempo restante.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Mnemósine



A Titânida Mnemósine (Memória) era filha de Gaia, a Terra, e Urano, o Céu. Zeus passou nove noites com ela e Mnemósine deu à luz as nove Musas, deusas das artes, astronomia e história. Uma fonte sagrada foi dedicada à memória de Mnemósine, em Lebadia, perto de Creta.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Sêmele


Dioniso, fruto do caso de Zeus com Sêmele

Zeus disfarçou-se de mortal para ter um caso com Sêmele, filha de Cadmo e Harmonia. Hera, mulher de Zeus, vingou-se. Disfarçada de velha criada de Sêmele, Hera disse à moça para pedir ao amante que lhe aparecesse em toda sua glória divina. Ao ver Zeus rodeado por raios e trovões, Sêmele foi queimada viva, mas Zeus salvou o bebê Dioniso  do ventre da mãe.

Referências 
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Têmis



Filha de Gaia e Urano, Têmis foi a segunda mulher de Zeus. Ela deu à luz muitas deusas, inclusive às três horas - Dice, Eunômia e Irene - e suas irmãs, as Pacas. Em algumas lendas, Têmis é a mãe de Prometeu, junto com outro Titã chamado Jápeto.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Acteão



A deusa Ártemis

Acteão foi criado por um centauro chamado Quíron, que ensinou ao jovem como se tornar um exímio caçador. Um dia, Acteão estava caçando quando viu Ártemis tomando banho num rio e ficou aturdido com a beleza da deusa da lua. Ártemis era famosa por sua castidade e guardava sua virtude com grande zelo. Indignada porque Acteão a vira nua, ela o transformou num cervo. Perseguido por seus próprios cães, Acteão foi estraçalhado.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Metis


A deusa Atena

Estava previsto que a ninfa marinha Metis, primeira mulher de Zeus, teria uma filha tão sábia quanto Zeus e um filho que tomaria o poder do pai. Para evitar isso, Zeus engoliu Metis e seu filho nunca nasceu. Mas a filha, Atena, a deusa da sabedoria, surgiu, toda armada e já crescida, da cabeça de Zeus.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Maia



Filha de Atlas e Plêione, a ninfa Maia era uma das sete Plêiades. Vivia no monte Cilene, onde ela e Zeus tiveram um caso. Assim nasceu Hermes, o mensageiro dos deuses. Este foi o único filho de Zeus que não foi rejeitado por sua mulher Hera. 

Referências 
PubliFolha - Mitologias